Olá, Clubizers!
Mais um mês aí, mais um livro pra gente aproveitar. E o que eu escolhi para o mês de março é A tirania das moscas, de Elaine Vilar Madruga (Instante, tradução da maravilhosa Carla Fortino).
Sim, eu trabalho para a Instante e escolhi o lançamento, mas não é estratégia de marketing não, hehe.
Bora conhecer mais sobre o livro.
Por que escolhi esse livro?
Só tenho duas palavras a dizer sobre essa escolha: família disfuncional.
Esse é um dos meus temas favoritos na literatura, vide eu gostar tanto de Graça Infinita, do Foster Wallace, mesmo não entendendo o livro todo, rs.
Sobre o que ele é?
Era uma vez uma pequena nação que vivia sob a bota pesada de seu líder, o General Bigode.
Nesse país excessivamente quente e infestado de moscas, mora uma família disfuncional, a começar pelo pai, um militar gago — e também o favorito do General — que ostenta as incontáveis medalhas conquistadas graças aos serviços prestados à pátria, e pela mãe, mulher traumatizada por uma tragédia familiar que encontrou no casamento a chance de uma vida mais confortável, ainda que a maternidade lhe seja insuportável. Dessa união, nasceram três filhos: Cassandra, a mais velha, perspicaz e manipuladora, sexualmente atraída por objetos, sobretudo enferrujados; Caleb, o do meio, detentor de um dom único e mórbido; e a caçula Calia, que se recusa a falar e desenha animais hiper-realistas com talento excepcional.
Em desespero por ter sido afastado do governo, o pai instaura uma violenta autocracia na própria casa, obrigando os filhos, que até então viviam em discórdia, a se unir contra a intransigência paterna e a alienação materna. Em ritmo frenético, a narrativa dispara rumo a um desfecho imprevisível.
Elaine Vilar Madruga constrói uma fábula insólita e envolvente, equilibrando com genialidade toques de realismo mágico, humor macabro e grotesco e até mesmo lirismo para falar dos horrores do autoritarismo e da opressão em todos os seus níveis, do coletivo ao individual. A autora implanta no riso e no espanto suas principais armas de resistência.
Quem é Elaine Vilar Madruga?
Elaine Vilar Madruga nasceu em Havana em 1989 — grande ano em que eu também nasci, rs. Ela é graduada em Artes Cênicas, com especialização em Dramaturgia, pelo Instituto Superior de Arte de Cuba (ISA), e leciona escrita criativa. Ganhou vários prêmios nacionais e internacionais, como o Prêmio Calamo, que ganhou em 2021 por esse romance. E seu trabalho tem sido publicado em diversos países. Vilar Madruga amplifica sua voz em romances adultos e infantojuvenis — marcados por influências da literatura fantástica e da ficção científica —, contos, poesia, teatro, jornalismo e crítica.
Por que você vai gostar de ler?
A tirania das moscas é repleto de personagens curiosos, aquela galera esquisitinha que a gente ama conhecer. Ao trazer o cotidiano dessa família vivendo em um país com tons distópicos, o livro vai discutir a opressão e o autoritarismo com tons de realismo mágico e humor macabro. Exatamente o meu tipo de livro.
Onde garantir o seu exemplar?
Como sempre, você pode encontrar A tirania das moscas na Amazon, e comprando com o meu link eu ganho uma comissão do tio Bezos.
E ele também está disponível lá no site da Instante, caso você queira ajudar a editora comprando diretamente com ela.
E é isso! Espero que tenham gostado da escolha para março. :)
Lembrando sempre que para participar das discussões no grupo do Telegram e no encontro online é só assinar o Clubize por apenas R$10.
Beijos! E até nosso encontro. ;)