E aí, clubizers? Tudo bem?
Chegando aqui para falar que nossa leitura de junho será O inconsciente corporativo e outros contos, livro de Vinícius Portella que acaba de ser lançado pela editora DBA. Bem, quem acompanha lá no Insta sabe que já li e amei, e foi justamente por isso que pensei: putz, que livro maravilhoso pra gente ler no clube.
Então vamos conhecer nossa leitura de junho!
Por que escolhi esse livro?
Como já dito acima: já li e amei. Mas o que me fez escolher O insconsciente corporativo e outros contos é a atualidade dos temas tratados nos contos pelo Portella: as relações mediadas por mídias sociais e apps, o poder concentrado na mão de empresas tecnológicas, o caos que é essa coisa que chamamos de internet. E tudo isso é feito com uma maestria, com um bom-humor que, olha, não tem como não gostar — quer dizer, tem sim, cada um cada um, mas vocês entenderam.
Sobre o que ele é?
Da sinopse:
Nos nove contos de O inconsciente corporativo, Vinícius Portella expõe as consequências de uma geração que se vê cada vez mais capturada pelas supostas benesses da conexão digital. Tinder, Reddit, Bitcoin e inteligência artificial aparecem lado a lado com as dinâmicas cada vez mais impessoais de escritório, conversas entre herdeiros desconectados da realidade e, por que não, longas investigações sobre a possibilidade de redes neurais produzirem contos inéditos de Jorge Luis Borges. O mosaico montado por Portella, vertiginoso na diversidade, porém conciso em sua forma, é um documento em que cada conto funciona como peça de uma imensa engrenagem tecnológica – com sua precisão e seus absurdos.
Quem é Vinícius Portella?
Vinícius nasceu em Brasília em 1988, ou seja, bem da nossa geração que pegou o início desse caos que é a internet. Tem mestrado em Dartmouth e doutorado na UERJ, ambos na área de literatura comparada. Além de ficção e crítica, já publicou artigos acadêmicos sobre cultura e tecnologia. É editor e um dos fundadores da Editora Machado, e O inconsciente corporativo e outros contos é seu terceiro livro de ficção.
Ah, e é gente boníssima.
Por que você vai gostar de ler?
Porque é BOM. Haha, mas sério, os textos do Portella são inteligentes, conversam muito com as discussões que estão acontecendo hoje sobre tecnologia, como a questão da inteligência artificial, e possuem aquele texto afiado, bem feitinho, engraçado, por vezes perturbador — tem cada personagem que, olha…
E como são contos, é aquela leitura que você faz sem pressa, mas quando vê tá vidrado no texto e não consegue parar.
Onde garantir o seu exemplar?
Como sempre, tem aqui no site do Jeff Bezos, e comprando por lá eu ganho uma comissão.
E a DBA disponibilizou um cupom de 30% de desconto lá no site da editora para TODOS OS LIVROS DO CATÁLOGO, exclusivo para vocês, clubizers, até o final de junho. Então fica a recomendação de ir lá conhecer: é só usar CLUBIZE30.
É isso, gente! Espero que tenham gostado da escolha do mês. :)
Lembrando que, para participar do encontro de discussão do livro, é só você assinar o Clubize por apenas R$10 por mês! E você também tem acesso ao nosso grupo no Telegram. ;)